Já está nas bancas a revista da Turma da Mônica com o tema REFORMA ORTOGRÁFICA. Está tudo bem explicadinho para as crianças, de fácil leitura e muita diversão.
Outro material alternativo. Eu uso estes antigos porta-filmes (aqueles de foto que mandavamos revelar!), colo uma figura de fruta por fora e dentro as letras que formam as palavras. Quando a criança está entrando no nível silábico-alfabético é muito interessante,pois ela entra em conflito constantemente durante o jogo. Ela posiciona as letras e vai fazendo os ajustes achando o melhor caminho. Você pode usar outros campos semânticos também.
Sabe aquelas tampinhas de garrafas que acabam aparecendo em casa e também aquela bandeja de ovos que jogamos fora direto? Pois é, criei um material que uso para sondagem com os alunos. Nas tampinhas coloco letras do alfabeto e também sílabas. As letras são oferecidas para os alunos que ainda não são alfabéticos, mas os que já estão neste nível usam as sílabas. Utilizo um campo semântico e vou pedindo para formar as palavras no tabuleiro ( bandeja). Durante a sondagem vou fazendo as intervenções e anotando tudo no meu caderninho de registro.
Acabei minha pasta de leitura. Fiz uma para os meninos e outra para as meninas. Falta colocar a alça para que eles possam carregá-la.
Vocês se lembram daquele cartaz de pregas que aprendemos no magistério(quem fez)? Pois é, resolvi fazer um para cada criança. Dá para montar palavrinhas, cantigas e parlendas em um grupo.
Os potes são as letras do alfabeto que foram colocadas na sala hoje. E para a chamadinha fiz as tiras com os nomes e para decorar um palhacinho na ponta. As crianças amaram!!!!
Meninas, adorei o prêmio que recebi da Célia. E com certeza irei participar. Afinal, estamos juntas, como blogueiras, buscando uma educação de 1ª classe. Como a responsabilidade é muito grande e também por ter conhecido muita gente criativa e amiga, vou pensar e escolher meus 10 blogs para indicação. Ai... que sufoco!!!!